
-
Arquitetos: Pablo Luna Studio
- Área: 190 m²
- Ano: 2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Flow Villa está escondida nas montanhas do leste de Bali, Indonésia, longe do ritmo da vida urbana e envolvida pela serena exuberância de um cenário de eco–resort. Aninhada ao lado de um rio e cercada por densa vegetação tropical, a vila existe em constante diálogo com o mundo natural.

Projetada em colaboração com os fundadores do Hideout Bali, traz consigo um espírito de experimentação e conexão com o lugar. Sua paisagem sonora, composta pelo som da água corrente, cantos de pássaros e o suave zumbido dos insetos, cria uma experiência sensorial em que o tempo parece desacelerar.


Sua forma nasce de duas curvas entrelaçadas que se erguem para criar o telhado. Essas curvas repousam sobre conjuntos de altos pilares de bambu, emoldurando as vistas da paisagem ao redor e enraizando a estrutura na terra. O bambu, com sua resistência, flexibilidade e leveza, tornou possível alcançar essas formas orgânicas.


Distribuída em dois níveis, a Flow Villa foi concebida para promover tanto a conexão quanto o retiro. No térreo, espaços abertos e lúdicos incentivam a convivência. Uma cozinha, uma piscina e uma sala de estar rebaixada, banhada por luz natural, se abrem diretamente para os arrozais e a selva, favorecendo encontros sem barreiras entre interior e exterior.


As áreas de dormir foram pensadas como ninhos fechados, oferecendo privacidade e conforto, mas mantendo o diálogo com a natureza. Leves cortinas protegem contra insetos, mas permitem que os sons, as brisas e a atmosfera da floresta entrem livremente.

O andar superior assume um tom contemplativo, com salas de leitura, uma escrivaninha com vista para a paisagem e uma cama central de bambu feita à mão. Aqui, os hóspedes encontram espaços para reflexão, privacidade e imersão no ambiente natural.

Para chegar ao banheiro, atravessam-se pedras dispostas sobre a água, reforçando a filosofia da vila de integração harmoniosa com seu entorno. Até mesmo os detalhes mais funcionais são projetados como experiências únicas: uma exploração do bambu em suas muitas formas, entrelaçado com materiais naturais e o espírito do lugar.
























